Trocar açúcar por adoçante emagrece? Endocrinologista responde
Redação - Pautas AM 2 de agosto de 2023 0 COMMENTSNas últimas semanas, a decisão da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o enquadramento do aspartame como possível cancerígeno reacendeu o debate sobre se vale ou não a pena trocar o açúcar, ligado ao desenvolvimento de várias doenças metabólicas, pelo adoçante.
“O que é importante lembrar: tanto o açúcar quanto os adoçantes podem trazer impactos negativos à saúde. Mas podemos encontrar uma solução saudável e equilibrada. Se for consumi-los, o faça na menor quantidade possível”, explica o médico endocrinologista Igor Barcelos.
A OMS liderou algumas conversas importantes sobre esse tema. As diretrizes apontam que o consumo desses produtos não oferece benefício em longo prazo quando o tema é reduzir gordura corporal tanto para adultos quanto para crianças.
Ainda de acordo com a entidade, os produtos que substituem o açúcar também não intensificam a redução do risco de doenças como câncer ou diabetes. O uso prolongado desses adoçantes, na verdade, aumenta a incidência de diabetes tipo 2 e entre outros.
*Com informações do site Metrópoles
ARTIGOS RELACIONADOS
Posts recentes
- Caos no Manauara Shopping: jornalista abandona carro em estacionamento após ficar preso em congestionamento
- ‘Avenida da morte’ registra mais um acidente grave em Manaus; Veja
- Presos com HIV, câncer e gestantes terão direito a indulto natalino
- Prática criminosa: MPAM constata articulação criminosa envolvendo médicos ortopedistas do ITOAM que planejavam superlotação no Hospital 28 de Agosto. CRM já havia feito fiscalização na unidade e constatado que serviços médicos estão sendo realizados normalmente
- Homem é pego com drogas dentro de pães no Amazonas; Veja