Secretário De Saúde Anoar Samad Participa De Reunião Com Wilson Lima, E Ministra Da Saúde Por Melhorias De Saúde No Amazonas
Redação - Pautas AM 18 de maio de 2023 0 COMMENTSA ministra Nísia Trindade garantiu que a distribuição de vacinas para a próxima campanha no estado começa em outubro deste ano
O Secretário de saúde Anoar Samad esteve reunido junto com o governador do Amazonas, Wilson Lima, nesta quarta-feira (17/05), em Brasília, com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e recebeu a garantia de que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, prevista para abril de 2024, será antecipada no Amazonas. O envio das doses da vacina pelo Governo Federal ao estado já deve iniciar em outubro deste ano.
“Estamos falando sobre os avanços que a gente pode fazer, juntamente com o Ministério da Saúde, para melhorar o atendimento no estado do Amazonas. Aqui a gente falou de Teto MAC (financiamento da Atenção de Média e Alta Complexidade na saúde) e também falou sobre a antecipação da vacinação contra a Influenza”, comentou Wilson Lima em vídeo publicado em suas redes sociais, ao lado da ministra, a quem agradeceu pelo empenho em favor da assistência da saúde do estado.
Na conversa com o governador, a ministra da Saúde confirmou visita ao Amazonas e explicou que a decisão de antecipar a campanha de imunização contra a gripe considera a particularidade da região e seus fatores climáticos, que apresenta o período chuvoso entre o fim e o início de cada ano, ampliando casos da doença.
“Antecipar a vacinação na região amazônica era um objetivo nosso desde o início da gestão. Sei que é uma questão muito colocada e é também foco de atenção de toda a gestão, de todos os ministérios, com a liderança do presidente Lula, de olharmos as diferenças do Brasil, a sua diversidade. E a Amazônia requer de fato um tratamento específico porque as questões climáticas têm diferença em relação às outras regiões”, afirmou a ministra Nísia ao governador Wilson Lima.
Saúde no Amazonas
Acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Anoar Samad, o governador Wilson Lima também tratou no encontro sobre os avanços em relação ao chamado Teto Mac, repasses da União para os Estados que se destinam às ações e serviços ambulatoriais e hospitalares.
Na ocasião, o governador também pediu apoio para instalação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no interior do estado, que hoje conta com três municípios contemplados: Parintins, Tabatinga e Tefé, que somam 31 leitos. Segundo Nísia, uma equipe técnica do ministério irá acompanhar a demanda para dar o suporte necessário.
Wilson Lima convidou Nísia a visitar unidades de saúde do Amazonas, como o Hospital Delphina Aziz que, na gestão atual, começou a operar com a sua capacidade plena, saindo de 136 leitos em 2019, dos quais apenas 10 de UTI, para 483 leitos e mais 11 salas cirúrgicas. A unidade também já iniciou a oferta de novas cirurgias, como o implante coclear e, em junho, deve iniciar a realização de transplante renal, pela primeira vez totalmente na rede pública.
ARTIGOS RELACIONADOS
Posts recentes
- Prática criminosa: MPAM constata articulação criminosa envolvendo médicos ortopedistas do ITOAM que planejavam superlotação no Hospital 28 de Agosto. CRM já havia feito fiscalização na unidade e constatado que serviços médicos estão sendo realizados normalmente
- Homem é pego com drogas dentro de pães no Amazonas; Veja
- FIM DE ANO: confira os horários de funcionamento do comércio em Manaus
- IMAGENS FORTES: corpo de homem é encontrado em ramal; a vítima foi torturada e queimada
- Policiais militares realizam manobras de primeiros socorros e salvam bebê de 1 ano, em Manaus