Débora Menezes cria o programa ‘Veículo Legal’ para quitação de débitos em blitz
Redação - Pautas AM 4 de junho de 2024 0 COMMENTSDeputada formaliza uma prática feita pelo Detran desde 2019 que prevê a desburocratização do pagamento do IPVA atrasado, por exemplo
Para evitar um possível guinchamento do veículo após constatar débito em atraso durante uma blitz, a deputada estadual Débora Menezes (PL) apresentou o Projeto de Lei 253/2024, que institui o Plano Veículo Legal Amazonense. O PL aguarda parecer na Comissão de Assuntos Econômicos.
O projeto, segundo a parlamentar, prevê a regularização de débitos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), da taxa de licenciamento e de infrações de trânsito. A proposta vai permitir que durante uma blitz do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) o proprietário ou condutor do veículo efetue o pagamento, no ato de fiscalização pela autoridade competente, das pendências, débitos e eventuais encargos financeiros existentes no prontuário de veículo automotor no momento da abordagem.
“O Programa Veículo Legal Amazonense formaliza, através desta Lei, o que o Detran já pratica desde 2019. Tal procedimento visa formalizar a desburocratização e dentro de uma visão de inovação tecnológica e respeito ao contribuinte, os serviços prestados pelo Detran quando da abordagem da autoridade de trânsito, se confirmado o débito, ter a oportunidade do pagamento à vista e/ou parcelado, evitando assim o recolhimento do veículo para o pátio do órgão”, explicou.
Pela proposta, veículo somente será liberado com a confirmação dos pagamentos efetuados a depois de cumpridas as demais exigências legais cabíveis.
ARTIGOS RELACIONADOS
Posts recentes
- Homem é pego com drogas dentro de pães no Amazonas; Veja
- FIM DE ANO: confira os horários de funcionamento do comércio em Manaus
- IMAGENS FORTES: corpo de homem é encontrado em ramal; a vítima foi torturada e queimada
- Policiais militares realizam manobras de primeiros socorros e salvam bebê de 1 ano, em Manaus
- Sefaz revela que receita do Amazonas em 2024 foi de R$ 33 bilhões