‘Caixa 2’: secretário de comunicação da Prefeitura de Manaus diz que vídeo é falso
Redação - Pautas AM 20 de março de 2024 0 COMMENTS
Nesta quarta-feira (20), o secretário da SEMCOM (Secretaria de Comunicação Municipal) Israel Conte, compareceu à Câmara Municipal de Manaus (CMM) para prestar esclarecimento sobre o vídeo onde um funcionário de um portal de noticias local aparece na sede da Semcom pegando uma sacola com dinheiro.
Vale ressaltar que Israel foi bastante pressionado a comparecer a Casa Municipal. Em seu discurso, o secretário disse que o vídeo é falso.
“Desde o primeiro momento sabíamos se tratar de um vídeo falso, de uma fake news, e para provar a manipulação recorremos à Smart Perícias, que é a maior empresa de perícias judiciais e extra judiciais do Brasil. O vídeo apresenta grosseiras manipulações determinadas em recortes e lacunas do vídeo”, disse o representante da pasta.
No documento apresentado, a pericia da Smart concluiu que em nenhum momento a atendente entrega uma sacola para o funcionário.
Veja o documento:
O vereador da oposição do prefeito na CMM, Rodrigo Guedes, decidiu questionar o por que foi encaminhado a pericia e não a polícia Civil ou Federal.
A oposição ainda questionou sobre quanto foi pago para a perícia pela analise e solicitou o recebido do secretário.
“Se algo está acontecendo na secretaria ou deixa de acontecer, vocês já saberiam. Não precisa recorrer a um laudo particular. Vocês podem até pedir o laudo para ter informações sobre o vídeo, mas a informação se era pago ou não valores dentro da Secretaria Municipal de Comunicação, vocês saberiam disso. E aí, sabendo, eventualmente, que não haveria nenhuma possibilidade de pagamento de valor, vossas senhorias já teriam ido no primeiro momento na Polícia Federal, como inclusive o prefeito foi, no caso da deep fake”, argumentou Rodrigo Guedes, que ainda convidou o secretário a ir oficializar a denúncia na PF.
ARTIGOS RELACIONADOS
Posts recentes
- Prática criminosa: MPAM constata articulação criminosa envolvendo médicos ortopedistas do ITOAM que planejavam superlotação no Hospital 28 de Agosto. CRM já havia feito fiscalização na unidade e constatado que serviços médicos estão sendo realizados normalmente
- Homem é pego com drogas dentro de pães no Amazonas; Veja
- FIM DE ANO: confira os horários de funcionamento do comércio em Manaus
- IMAGENS FORTES: corpo de homem é encontrado em ramal; a vítima foi torturada e queimada
- Policiais militares realizam manobras de primeiros socorros e salvam bebê de 1 ano, em Manaus